No sentido dos cinco sentidos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"Junta Nacional da Cortiça 1936-1972"

Lançamento do livro "Junta Nacional da Cortiça 1936-1972"
Anfitrião: Euronatura
Tipo: Encontros - Reunião informativa
Data: quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010
Hora: 19:00 - 20:00
Local: Livraria Aletheia - Rua do Século, nº 13, Lisboa

O que foi a Junta Nacional da Cortiça? Quais foram os temas que estavam mais presentes nas suas funções e objectivos? Quais as dificuldades atravessadas pela fileira da cortiça na crise de 1929 e durante a ditadura de Salazar? O que levou ao desaparecimento da Junta ou do Instituto dos Produtos Florestais? Em que medida conhecer o percurso da Junta pode ser útil para as novas instituições corticeiras que estão a aparecer actualmente?

Para responder a essas questões, a ONG Euronatura lança o livro Junta Nacional da Cortiça (1936-1972), no próximo dia 28 de Janeiro, pelas 19h, na livraria Aletheia (Rua do Século, nº 13, Lisboa), com a presença do autor, o investigador Ignacio Garcia Pereda e a intervenção do Dr. Dionísio Mendes (presidente da Câmara Municipal de Coruche) e da Dra. Graça Filipe (subdirectora do Instituto dos Museus e da Conservação).

Num momento em que a fileira da cortiça assiste ao nascimento de novas instituições ─ como o Observatório da Cortiça de Coruche ou o Centro Nacional de Valorização do Montado, de Portel ─, esta Instituição, da metade do século XX, deve ser justamente reconhecida. Até agora não se tem prestado a devida atenção ao teor e ao impacto das suas funções, nem às vertentes de investigação e divulgação desenvolvidas pelo seu laboratório. É esta falha que este projecto pretende colmatar, contribuindo simultaneamente para um melhor conhecimento da realidade do Estado Novo português.

Com esta publicação a Euronatura lança o segundo volume da sua colecção “História e Política Florestal” que pretende contribuir para melhorar o conhecimento nesta área da história contemporânea portuguesa.

fonte: Euronatura

Sem comentários: