No sentido dos cinco sentidos.

sábado, 9 de agosto de 2008

Do pão


É impressão minha ou não há um único local onde se possa adquirir um pão de qualidade nesta cidade??

O pão que se compra em Lisboa, seja nas padarias de bairro (já em extinção), seja nas padarias mais recentes, em hipermercados, lojas mais ou menos pequenas, lojas gourmet, é realmente mau, de fabrico industrial. Almejar lucro, neste mercado, tornou-se o único objectivo por parte das empresas.

Que desagrado... não vejo o momento de ir ao pão, chegar a casa e, ao parti-lo, ter uma boa surpresa.

Ando lentamente a desistir de fazer compras em grandes superfícies comerciais. Mas as minhas incursões ao mercado também não têm resultado num aumento de qualidade do pão que consumimos.
Não há nada como aquele pão caseiro que o meu pai compra em Pedrógão Pequeno, no mercado de Domingo, e me traz com tanta satisfação! Pão que eu trago e que, à segunda-feira, tenho ao pequeno-almoço em Lisboa! Excelente.

Alguém faça alguma coisa para recuperar o pão de outrora! Seria tão bom!
Não será rentável às empresas produzir e comercializar pão de qualidade? Não acredito.

Sem comentários: